Revisão da ISO 9001 para 2026
A ISO está aprimorando alguns pontos para adaptar-se a uma linha mais contemporânea: como questões de digitalização, ética, mudanças climáticas; aumento do foco nos requisitos das partes interessadas: como identificação, monitoramento e (quando aplicável) desdobramento na cadeia de fornecedores; inclusão da resiliência da organização na continuidade de negócios: análise aprimorada de riscos e oportunidades, interrupção de fornecimento (contingências), gestão de mudanças.
Por seções podemos resumir o propósito das mudanças previstas em:
Seção 4 – Contexto
Pretende deixar mais clara a necessidade da organização identificar quais requisitos das partes interessadas serão abordados e atendidos especificamente dentro SGQ, incluindo o monitoramento e revisão tanto do contexto quanto dos requisitos das partes interessadas (processo contínuo). Será incluída nesta seção a emenda 2024 sobre as mudanças climáticas (já em uso na versão 2015), mantendo a tendência da preocupação com a sustentabilidade do negócio. Sem grandes alterações.
Seção 5 – Liderança
Pretende reforçar o papel de liderança e comprometimento da alta direção, incluindo a promoção da cultura de qualidade e comportamento ético, por meio de seus valores atitudes e práticas. Sem grandes alterações.
Seção 6 – Planejamento
Pretende reforçar a resiliência da organização através de um gerenciamento aprimorado dos riscos e oportunidades, visando a continuidade de negócios com os clientes (capacidade de fornecer e garantir a entrega contínua e consistente de produtos e serviços) e melhoria da satisfação dos clientes). Como tendência de publicações anteriores da ISO 9001, a nova versão vai reforçar a gestão de mudanças, deixando mais robustas as etapas a serem seguidas planejamento de mudanças do SGQ. Sem grandes alterações.
Seção 7 – Apoio
Abordado anteriormente em detalhes.
Seção 8 – Operação
Reforça a tendência das seções anteriores, com a preocupação da continuidade de negócios, enfatizando ainda mais a necessidade do estabelecimento de planos de contingências pela organização e a manutenção efetiva da comunicação com os clientes no caso de eventos que impactem a continuidade dos negócios. Será dada uma ênfase maior, na consideração dos requisitos das partes interessadas (como por exemplo: requisitos de clientes), como visto em seções anteriores, incluindo o desdobramento destes requisitos para provedores externos.
Seção 9 – Monitoramento, Medição, Análise e Avaliação
Em complemento com as melhorias propostas em 4.1 e 4.2, as entradas da análise crítica da direção, devem deixar mais clara a necessidade de não somente analisar as mudanças nas questões internas e externas, mas mais especificamente as mudanças nos requisitos das partes interessadas.
Seção 10 – Melhoria
Esta seção será reformulada, com a intenção de evitar a redundância, muitas vezes causadora de dúvidas, entre os requisitos atuais 10.1 e 10.3, da versão 2015. Será excluído o requisito 10.3, sendo mantido o 10.1 como Melhoria Contínua e com algumas reformulações de texto.
Os prazos dados são: FDIS em janeiro 2026 e Norma para setembro ou outubro de 2026.
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