Páginas

Análise SWOT e ISO 9001:2015

Análise SWOT e ISO 9001:2015

A análise de contexto da organização, salvo em contrário, pela sua fácil execução  é recomendável a sua aplicação.

Análise SWOT nada mais é do que uma avaliação do ambiente interno e externo aos quais a empresa está submetida e podem ser geradores de receita (pontos fortes e oportunidades) como também dificuldades para o bom desempenho da organização (pontos fracos e ameaças).

Essa análise é muito utilizada em momentos de planejamento estratégico antes da abertura da empresa, como parte do plano de negócios, mas também durante suas atividades.

A análise SWOT ou FOFA – Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças, é utilizada para planejamento estratégico. Entendendo o que afeta diretamente a atividade empresarial (interna e externamente) é possível potencializar o que é fator que possibilidade a geração de receita (forças e oportunidades) e modificar ou preparar a empresa para lidar com os fatores que são entraves ao crescimento da organização (ameaças e fraquezas).

Os pontos que devem ser analisados são os seguintes:

Pontos fracos: são as características internas da empresa que podem ser um empecilho para a atividade realizada pela empresa.

Ameaças: são os pontos externos. Aqui se devem enumerar aspectos existentes no mercado que fazem a sua empresa perder ou deixar de ganhar dinheiro.

Oportunidades: estes tópicos devem ser observados as características (também externas) que serão positivas para o seu negócio, ou seja, poderão ajudar a gerar receita.

Esses são (no mínimo) as análises cruciais que devem ser feitas para entender o contexto da organização.




Nenhum comentário:

Postar um comentário