Páginas

Análise de Sistemas de Medição – M.S.A. Tendência e Linearidade


Análise de Sistemas de Medição – M.S.A.
Tendência e Linearidade

Tendência
            Tendência é a diferença entre a média das medidas de uma grandeza e o valor de referência para a grandeza medida, realizadas por um avaliador com o mesmo equipamento e método:


Linearidade
            A linearidade mede a variação da tendência para diferentes valores de referência na faixa de interesse. A linearidade é avaliada via a inclinação da reta formada pelos diferentes valores de referência em relação a respectiva tendência. Quanto menos inclinada a reta, melhor será a qualidade do sistema de medição.


Diretrizes


Diretrizes para o estudo de tendência e linearidade para sistema não destrutivo:
·         Selecionar uma amostra de peças (no mínimo 5) cujas medidas se distribuam ao longo da faixa de interesse.
·         Determinar os valores de referência das peças. Mais uma vez podemos utilizar laboratórios acreditados no INMETRO ou laboratório interno.
·         Avaliador que utiliza o sistema de medição deve medir cada uma das peças no mínimo 10 vezes (o MSA sugere 12), em seqüência aleatória.
·         Determinar a tendência para cada medição (Tendência = Resultado da medição - Valor de Referência).
·         Representar graficamente a (tendência) x (valor de referência).

Exemplo:
            Um termômetro é usado para medir o calor gerado pelos motores usado em transportadores de uma Indústria Metalúrgica. Sabe-se que o calor depende do tipo de motor usado. Seis motores rotulados A, B, C, D, E e F com níveis de calor conhecidos são selecionados para teste. Os resultados dos testes estão resumidos na Tabela abaixo.
            Teste o termômetro para saber se é adequado como uma ferramenta de medição para os negócios.

Aplicando o software Minitab 14, temos:



Interpretação
            A linearidade do medidor é baseada no valor da inclinação da ”reta”. Se a inclinação é igual a um, concluímos que o medidor possui linearidade. Nesse caso, a inclinação é 0,000218; portanto, devemos concluir que não há linearidade. O gráfico no lado esquerdo mostra uma linha de regressão quase horizontal, o que nos obriga a rejeitar a hipótese nula de linearidade.
            A determinação do viés de medição depende se a interceptação é igual a zero ou não. Nesse caso, é igual a -0,01435. Os valores de P-valor para a tendência de medição de cada parte são maiores que 0,1, com a média sendo 0,639. Portanto, não rejeitamos a hipótese nula de tendência.

            Na próxima semana continuo o assunto.

            Este material é parte integrante do meu curso de M.S.A. 4ª Edição, que poderá ser realizado com o auxílio do software estatístico Minitab ou com planilhas em excel.



Nenhum comentário:

Postar um comentário