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Por que buscar uma Certificação ISO 9001?


Análise crítica dos requisitos de produtos e/ou serviços



Conhecer a real capacidade do processo em prover produtos e/ou serviços que atendam aos Requisitos dos Clientes e outros, para alguns profissionais, ainda representa uma “certa” dificuldade devido à falta de compreensão de sua definição.
Resolvi abordar este assunto sob a ótica da Norma ISO9001:2015, de uma forma simples, espero poder contribuir.

“Você não precisa fazer nada disto, a sobrevivência da sua organização não é obrigatória"

W. Edwards Deming



Na subcláusula, 8.2.2 (Determinar os requisitos para produtos e serviços) da Norma ISO9001:2015, identificamos a intenção de garantir que a organização determine os requisitos para seus produtos e serviços. Esses requisitos podem ser determinados através, mas não somente:
  • o objetivo do produto ou serviço;
  • necessidades e expectativas do cliente;
  • requisitos estatutários e regulamentares relevantes;
  • os requisitos considerados necessários pela organização (informações necessárias para a rastreabilidade interna).
Por tanto, a organização deve assegurar que tenha a capacidade, ou seja que tem as condições necessárias para atender aos requisitos dos produtos e/ou serviços que oferecem, antes de assumir compromissos, apresentar uma proposta, efetuar um contrato ou aceitar uma encomenda.
Deve estar bem claro que um requisito é uma declaração da organização sobre seus produtos e serviços e seus recursos e características que ela pode fornecer aos clientes.
Para isso, a organização deve considerar fatores como, mas não se limitar a:
  • recursos disponíveis;
  • capabilidade dos processos;
  • capacidade;
  • tempos de entrega.
Temos que considerar também o exposto no item 8.2.3 (Revisão dos requisitos para produtos e serviços), em 8.2.3.1, com isso pretende-se que a organização “reduza o risco de problemas” que surjam durante as operações e pós-entrega.
Se houver uma diferença entre os requisitos previamente definidos e os estabelecidos no contrato ou no pedido de compras, a organização precisará se comunicar com o cliente e resolver essas diferenças.
Se um cliente não fornecer uma declaração documentada de seus requisitos, por exemplo, ao fazer o pedido por telefone ou por uma instrução verbal, os requisitos deverão ser confirmados com o cliente antes que o produto ou serviço seja realizado. Portanto, a ISO 9001:2015 determina que a organização deve fazer uma análise crítica, antes de se comprometer com o fornecimento de produtos e serviços, verificando se os requisitos estão claramente definidos.
   



Por que buscar uma Certificação ISO 9001?

É realmente um fator diferencial entre as Organizações?

Certificação é um conjunto de atividades desenvolvidas por um organismo independente, com o objetivo de atestar publicamente, por escrito, que determinado produto, processo ou sistema está em conformidade com os requisitos especificados pelos clientes, e alguns até mesmo “governamentais”.



As atividades de certificação podem envolver análise de documentação; auditorias na empresa; coleta e ensaios de produtos, no mercado ou na fábrica, com o objetivo de avaliar a referida conformidade e sua manutenção.
Não se deve pensar na certificação como uma ação isolada e pontual e, sim, como um processo que se inicia com a conscientização da necessidade da qualidade para a manutenção da competitividade e consequente permanência no mercado, passando pela utilização de normas técnicas e pela difusão do conceito da qualidade por todos os setores da empresa, abrangendo seus aspectos operacionais internos e o relacionamento com a sociedade e o ambiente.
As normas da família ISO 9000, por também serem utilizadas em situações contratuais, pressupõem a realização de auditorias pelo cliente. Em fase da multiplicação dessas exigências, tornou-se natural admitir a situação em que um organismo independente (terceira parte), conhecido por todos, efetuasse essas auditorias, que seriam assim aceitas, facilitando e simplificando as relações comerciais. Neste caso, o princípio da imparcialidade é algo que pode contribuir de forma significativa para a eficácia da Certificação.
Por ter caráter voluntário, a certificação ISO 9000 é uma atividade que será tanto mais aceita quanto maior for a credibilidade de quem a atesta.
As normas da família ISO 9000 tratam da garantia e gestão da qualidade em uma organização. A norma NBR ISO 9001, mais especificamente, serve para que as partes envolvidas em uma reação contratual tenham confiança em que os requisitos acordados serão consistentemente atingidos e em que o sistema de gestão da qualidade será continuamente aprimorado. Para tanto, o cliente potencial requer normalmente a certificação do sistema da qualidade da empresa provedora, tanto de seus produtos, quanto de seus serviços.
As razoes que costumam levar uma empresa a implementar um sistema de gestão da qualidade e consequentemente sua certificação são:
  • Conscientização da alta direção.
  • Exigências externas.
  • Modismo.

Certamente, a conscientização da alta administração é o melhor caminho para uma implementação eficaz. Neste caso ela participa ativamente do processo, mostrando-se comprometida com ele e envolvendo a todos. As barreiras interdepartamentais são superadas dada a existência de um projeto comum que representa uma vantagem competitiva para a empresa.
Entre os diversos benefícios proporcionados pela implantação de sistema de gestão da qualidade e consequentemente sua certificação com base na NBR ISO 9001, pode se destacar:
  • Redução de não-conformidades de bens e serviços.
  • Eliminação do retrabalho e do custo com garantia e reposição.
  • Aumento da competitividade.
  • Redução do custo operacional.
  • Maior sustentação em disputas judiciais.
  • Melhor imagem e reputação.
  • Aumento de participação no mercado nacional e em mercados internacionais.
  • Melhor relacionamento técnico e comercial com o cliente.
  • Melhor integração entre os processos e departamento da empresa.
  • Melhor desempenho organizacional pela promoção do treinamento, da qualificação e da certificação do pessoal.

O cliente e a sociedade também obtêm benefícios, entre os quais destacam-se:
  • Melhor relacionamento técnico e comercial com o fornecedor.
  • Aumento da segurança, da confiabilidade e da disponibilidade os bens ou serviços adquiridos.
  • Mais proteção para o consumidor.
  • Menor desperdício e poluição.
  • Promoção do incremento no desenvolvimento tecnológico da empresa.

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