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Cultura Organizacional

Cultura Organizacional

Quantas vezes vocês já se depararam com estas perguntas?

  • Qual o prazo para a implantação de um SGQ?
  • Qual o prazo para a implantação de uma das metodologias do Lean 6 Sigmas?
  • Quanto custa?

Pois é!

Antes de tratar dos custos eu me preocuparia primeiro com a “Cultura Organizacional”.

A Cultura, é um assunto que é percebido e sentido no dia a dia, é refletido em toda a organização e na satisfação dos clientes.

"A cultura é como o vento. É invisível, mas seu efeito pode ser visto e sentido. Quando está soprando em sua direção, torna-se uma navegação suave. Quando está soprando contra você, tudo fica mais difícil."

Uma provocação: "como andam a Cultura Organizacional e a Cultura para a Qualidade na sua empresa?", como você me responderia?

  • Excelente, equipe engajada + processos mapeados, atualizados e entendidos + zero desperdícios.
  • Mais ou menos, alguns da equipe engajados + processos mapeados mas com problemas + reclamação do cliente e insatisfação da equipe.
  • Cultura? O que é isso?

Podemos definir a Cultura Organizacional como sendo p.ex.:

-“o compartilhamento de valores em comum em um grupo de pessoas”.

A Cultura organizacional ela é:

  • Moldada pelos valores que nos sãos repassados.
  • Expressa pela maneira como ela faz seus negócios, etc..
  • Representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros.

Podemos evidenciar a importância da Cultura da Organizacional da seguinte forma:

"Uma grande cultura não é fácil de construir - é por isso que culturas de alto desempenho são uma vantagem competitiva tão poderosa.

Cada vez mais organizações estão começando a perceber que a cultura não pode ser deixada ao acaso.

Os líderes precisam tratar a construção da cultura como uma disciplina de engenharia, não mágica."

De forma geral, a maioria das empresas possui uma cultura sendo ela mais forte ou fraca, mas ela está ali e existe.

Neste momento deixo a minha contribuição para que profissionais da Qualidade possam identificar, entender e propor ações de melhoria em conjunto com a Liderança.

Para falar de Cultura Organizacional, vamos primeiro diferenciar três conceitos complementares: Cultura, Cultura Organizacional e Cultura da Qualidade.

  1. Cultura - Conjunto de artes, educação, linguagem, lei, política, religião, organização social, estrutura, status, tecnologia, valores, atitudes ou crenças. Podemos dizer que: "A cultura está para a comunidade assim como a personalidade está para o indivíduo".
  2. Cultura Organizacional – Conforme comentamos anteriormente, ela faz parte da identidade da organização em conjunto com a missão, visão e valores; todos são interdependentes e sua relação é dinâmica. Esta deve ser considerada no requisito 4 na ISO 9001:2015, referente a contexto da organização. Faz parte do princípio da Qualidade Liderança: "estabelecer uma cultura de confiança e integridade", como forma de alcançar um sucesso sustentado
  3. Cultura para a Qualidade - "Uma organização focada em qualidade promove uma cultura que resulta em comportamentos, atitudes, atividades e processos que agregam valor através da satisfação das necessidades e expectativas dos clientes e de outras partes interessadas pertinentes” - ISO 9000:2015. "A política de qualidade ajuda uma organização a engajar seu pessoal na cultura de qualidade da organização." - ISO 10013:2021.

Benefícios e Resistências na implementação da Cultura para a Qualidade.

Ter uma cultura organizacional voltada para a Qualidade tem alguns benefícios e destaco três:

  1. Menos problemas na adoção e implementação de procedimentos da Qualidade.
  2. Problemas menos prováveis de ocorrer, pois há uma cultura de planejar, resolver problemas, colaborar e inspirar o crescimento.
  3. Motivação, melhoria do trabalho em equipe e produtividade com foco na eficiência dos colaboradores. 

"Em uma Cultura para a Qualidade, os colaboradores veem, ouvem e sentem a Qualidade em volta deles e há a transferência de conhecimento sobre Qualidade para todos. A equipe não apenas cumpre a Qualidade, mas constrói também um ambiente para a Qualidade”- American Society for Quality.

Mas se ter Cultura para a Qualidade possui benefícios tão concretos, por que existem tantas resistências para implementar ou melhorar?

Seguem duas possíveis situações:

Medindo a Cultura Organizacional

Conforme a definição da ISO 9000, a formula matemática da Cultura da Qualidade é: comportamentos + atitudes + processos que agregam valor + atividades.

Além disso, podemos destacar que implementando os conceitos do princípio da Qualidade Engajamento das Pessoas teremos "maior atenção aos valores e cultura compartilhados em toda a organização."

Neste sentido, entender os comportamentos e atitudes é parte fundamental para implementar uma Cultura para a Qualidade de forma eficiente.

Quais perguntas podem ser realizadas na entrevista diagnóstica?

Existem seis possíveis perguntas, divididas em dois módulos: motivos diretos e motivos indiretos. Estas perguntas são voltadas para entender o motivo pelo qual os colaboradores trabalham.

Módulo 1: Motivos Diretos

Trabalho porque gosto do trabalho em si.

Trabalho porque acredito na missão maior, propósito do meu trabalho.

Trabalho porque o trabalho me ajudará a alcançar meus objetivos pessoais.

Módulo 2: Motivos indiretos

Trabalho porque vou decepcionar a mim mesmo ou a outra pessoa se não o fizer.

Trabalho para ganhar uma recompensa, pelo salário ou motivos financeiros.

Trabalho sem motivo ou não sabe explicar o motivo.

Uma cultura de alto desempenho maximiza os motivos diretos e minimiza os motivos indiretos, criando uma motivação total nos colaboradores.

E depois da entrevista diagnóstica?

Depois de identificar exatamente o motivo pelo qual os colaboradores trabalham, é necessário realizar uma análise qualitativa e quantitativa das respostas da entrevista diagnóstica e desenvolver um plano de ação eficiente para tratar os pontos negativos, com apoio da Liderança.

Se você realizasse um questionário desta forma, quais seriam as respostas da sua equipe? 

Tenho certeza de que boas reflexões irão surgir.



 Referências:

Cultura da Qualidade não nasce por mágica, disponível em https://patriciavasques.com/blog, consulta 02/02/2022.

Consulta ao site: https://administradores.com.br/artigos/cultura-organizacional, acesso 24/05/21.

How Company Culture Shapes Employee Motivation - disponível em https://hbr.org/2015/11/how-company-culture-shapes-employee-motivation?

John Wiley & Sons, 2018.Effective project management: Guidance and Checklists for Engineering and ConstructionWARD, Garth GF.

GUNASEKARAN, Angappa; SUBRAMANIAN, Nachiappan; NGAI, Wai Ting Eric. Quality management in the 21st century enterprises: Research pathway towards Industry 4.0. 2019.

Springer International Publishing, 2018.ISO 9001, ISO 14001, and new management standards HERAS-SAIZARBITORIA, Iñaki (Ed.).

Changing Company Culture Requires a Movement, Not a Mandate - disponível em <https://hbr.org/2017/06/changing-company-culture-requires-a-movement-not-a-mandate>

Normas internacionais: ISO 9000, 9001, 9004 e 10013.


# be better, be M.R.C. - Sistemas de Gestão!




Cultura para a Qualidade

Neste artigo publicado inicialmente pela colega Patrícia Vasques que cedeu gentilmente os direitos para a sua publicação.

Segue:

Se eu te perguntasse, "como anda a Cultura da Qualidade da sua empresa?", como você me responderia?

Para falar de cultura da qualidade, vamos primeiro diferenciar 3 conceitos complementares: cultura, cultura organizacional e cultura da qualidade:

Cultura - Conjunto de artes, educação, linguagem, lei, política, religião, organização social, estrutura, status, tecnologia, valores, atitudes ou crenças.

  • "A cultura está para a comunidade assim como a personalidade está para o indivíduo".
  • A cultura é difícil de medir, impactar, mudar e corrigir.

Cultura Organizacional - Conjunto de identidade, missão, visão, valores, ambiente organizacional (contexto) e crenças corporativas, que podem contribuir para moldar o pensamento dos funcionários.

  • Missão, visão, valores e cultura são interdependentes e devem estar alinhados.

Cultura da Qualidade - " Uma organização focada em qualidade promove uma cultura que resulta em comportamentos, atitudes, atividades e processos que agregam valor  através da  satisfação das necessidades e expectativas dos clientes e  de outras partes interessadas pertinentes” - ISO 9000:2015 – 2.2.1

  • "Os colaboradores veem, ouvem e sentem a Qualidade em volta deles e há a transferência de conhecimento sobre Qualidade para todos. A equipe não apenas cumpre a Qualidade, mas constrói também um ambiente da Qualidade”- American Society for Quality.

Ter uma cultura organizacional voltada para a Qualidade tem alguns benefícios e destaco duas: 

  • As organizações que demonstram maior interesse em ter uma cultura de qualidade encontrarão menos problemas na adoção de padrões de qualidade.
  • Os problemas são menos prováveis de ocorrer se houver um bom trabalho em equipe e uma cultura geral da organização de resolver os problemas.

Se possui benefícios tão concretos, por que existem tantas resistências para implementar ou melhorar uma cultura da qualidade?

Em alguns casos, parece ser desperdício focar a atenção e recursos para olhar para a cultura quando não há problema com Qualidade na organização. Além disso, comunicar questões culturais pode ser visto como político e prejudicial para a reputação da liderança.

De uma forma geral, a maior dificuldade das organizações em implementar uma cultura da Qualidade é não considerar a cultura da organização.

E como se mede uma cultura organizacional?

Para medir a cultura, utilizamos o básico de qualquer análise de problema: entrevista diagnóstica, análise das respostas de entrevista diagnóstica e plano de ação.

Entender como os colaboradores entendem e percebem a cultura da qualidade de uma organização é o primeiro ponto para melhorar. Neste caso, nada melhor do que um bom questionário, em uma ferramenta google forms ou survey monkey, onde todos possam responder anonimamente as mesmas perguntas.

O papel do profissional da Qualidade será de tabular as respostas e apresentar para a Liderança os resultados obtidos, para que seja elaborado um plano de ação eficiente.

Se você realizasse um questionário desta forma, quais seriam as respostas da sua equipe? A partir das respostas, tenho certeza de que boas reflexões irão surgir  (dado de entrada fundamental para a elaboração do plano de ação).

Referências:

John Wiley & Sons, 2018.Effective project management: Guidance and Checklists for Engineering and ConstructionWARD, Garth GF. 

GUNASEKARAN, Angappa; SUBRAMANIAN, Nachiappan; NGAI, Wai Ting Eric. Quality management in the 21st century enterprises: Research pathway towards Industry 4.0. 2019.

Springer International Publishing, 2018.ISO 9001, ISO 14001, and new management standardsHERAS-SAIZARBITORIA, Iñaki (Ed.). 

ISO 9004:2018 - Quality management: Quality of an organization - Guidance to achieve sustained sucess.


Créditos:

Patrícia Vasques

patricia@patriciavasques.com

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