Conhecer
a real capacidade do processo em prover produtos e/ou serviços que atendam aos
Requisitos dos Clientes e outros, para alguns profissionais, ainda
representa uma “certa” dificuldade devido à falta de compreensão de sua
definição.
Resolvi abordar este assunto sob a ótica da Norma
ISO 9001:2015, de uma forma simples, espero poder contribuir.
“Você não precisa fazer nada
disto, a sobrevivência da sua organização não é obrigatória"
W. Edwards
Deming
Análise crítica dos requisitos de
produtos e/ou
serviços
Na subcláusula, 8.2.2 (Determinar os requisitos
para produtos e serviços) da Norma ISO 9001:2015, identificamos a intenção de
garantir que a organização determine os requisitos para seus produtos e
serviços. Esses requisitos podem ser determinados através, mas não somente:
- o objetivo do produto ou serviço;
- necessidades e expectativas do cliente;
- requisitos estatutários e regulamentares relevantes;
- os requisitos considerados necessários pela organização (informações necessárias para a rastreabilidade interna).
Por tanto, a organização deve assegurar que tenha
a capacidade, ou seja que tem as condições necessárias para atender aos
requisitos dos produtos e/ou serviços que oferecem, antes de assumir
compromissos, apresentar uma proposta, efetuar um contrato ou aceitar uma
encomenda.
Deve estar bem claro que um requisito é uma
declaração da organização sobre seus produtos e serviços e seus recursos e
características que ela pode fornecer aos clientes.
Para isso, a organização deve considerar
fatores como, mas não se limitar a:
- recursos disponíveis;
- capabilidade dos processos;
- capacidade;
- tempos de entrega.
Temos que considerar também o exposto no item 8.2.3
(Revisão dos requisitos para produtos e serviços), em 8.2.3.1, com isso
pretende-se que a organização “reduza o risco de problemas” que surjam durante
as operações e pós-entrega.
Se houver uma diferença entre os requisitos
previamente definidos e os estabelecidos no contrato ou no pedido de compras, a
organização precisará se comunicar com o cliente e resolver essas diferenças.
Se um
cliente não fornecer uma declaração documentada de seus requisitos, por
exemplo, ao fazer o pedido por telefone ou por uma instrução verbal, os
requisitos deverão ser confirmados com o cliente antes que o produto ou serviço
seja realizado. Portanto, a ISO 9001:2015 determina que a organização deve
fazer uma análise crítica, antes de se comprometer com o fornecimento de
produtos e serviços, verificando se os requisitos estão claramente definidos
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